domingo, 13 de setembro de 2015

Exercício 1 - A teoria da Comunicação e as Funções da Linguagem (exercícios)

Governo do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)
Escola Estadual Zélia Costa de Almeida

Curso: Grupo de Estudos ZCA
Prof. Esp. Luciano Otahara Campos
Conteúdos: A teoria da comunicação e as funções da linguagem (exercícios a serem respondidos neste blog)


Teoria da Comunicação e Funções da Linguagem

O processo de comunicação verbal se apoia em um conjunto de fatores, quais sejam:

EMISSOR: quem fala/ escreve;
RECEPTOR: destinatário da mensagem;
MENSAGEM: conteúdo transmitido: o que é falado/ escrito;
REFERENTE: contexto e tema ou objeto ao qual a mensagem remete;
CÓDIGO: o próprio idioma;
CANAL: suporte físico que veicula o código (papel impresso, voz,...).

Obs. Ruído = aquilo que afeta a transmissão da mensagem: voz baixa, música alta, falta de atenção do receptor; na comunicação visual, pode ser uma mancha no papel, erro de digitação, letras apagadas, entre outros exemplos.


O primeiro linguista a estabelecer funcionamentos (funções) distintas para a linguagem foi o alemão Karl Bühler, determinando que haveria três funções básicas na comunicação: EXPRESSIVA, INFORMATIVA E ESTÉTICA. Mais tarde, o linguista russo Roman Jakobson duplicou estas funções baseando-se nos seis elementos que constituem o processo comunicativo, a saber:
REFERENTE
(contexto) 3


EMISSOR     ▬▬▬    MENSAGEM     ▬▬▬ RECEPTOR
                           1                                          6                                        2
∕            \
CÓDIGO                   CANAL
4                                                                 5



A cada elemento da comunicação corresponde a uma função da linguagem (Roman Jakobson):

1- EMOTIVA ou EXPRESSIVA (emissor): expressa a atitude do emissor (sentimento, opinião) em relação ao conteúdo de sua mensagem ou à situação.
Características: presença de interjeições, de frases exclamativas e o uso da primeira pessoa.

2- CONATIVA ou APELATIVA (receptor): a ênfase está no destinatário da mensagem. O discurso é caracterizado por atos tais como ordem, pedido, conselho, sugestão, apelo publicitário. Função marcada pelo uso do modo verbal de imperativo e pelo uso do vocativo.
Ex. “Beba Coca-cola.”/ “Entre para a Amil.”

3- REFERENCIAL (referente ou contexto): tem como objetivo a informação; é caracterizada pelo uso de verbos na terceira pessoa. Esta função é típica de gêneros discursivos tais como noticiário de jornal, livros didáticos, textos científicos, manuais de aparelhos.

4- FÁTICA (canal): tudo o que na mensagem funciona no sentido e estabelecer, manter ou cortar o contato na comunicação. Ex. Estabelecimento de contato por telefone: “Alô!”; teste de funcionamento do canal de comunicação: “Você está me escutando bem?”

5- METALINGUÍSTICA (código): aquilo que na mensagem serve para dar explicações sobre o código (idioma). “Metalinguagem” significa: linguagem usada para esclarecer a própria linguagem. Esta função é típica de dicionários, enciclopédias e palavras cruzadas.

6- POÉTICA (mensagem): o emissor procura valorizar a mensagem de modo que ela deixe de ser simplesmente informativa e ganhe um estilo atraente. Ele pode conseguir isso através do jogo com os sentidos das palavras, com a sonoridade, com a estrutura sintática, entre outros recursos. Por exemplo, os textos literários com rima valorizam a fonética (sonoridade) das palavras. No entanto, esta função não pertence exclusivamente aos gêneros literários.

EXERCÍCIOS

Observação: Para esta atividade à distância, deverá ser realizada da seguinte forma: copiar do blog as atividades e colá-las no Word, respondê-las, salvá-las e enviar as mesmas por e-mail ao professor palestrante deste conteúdo, que neste caso é o Prof. Luciano. Logo, postar os seus comentários dentro do espaço destinado aos "comentários da atividade" postada no blog, identificando-se e dizendo o que achou das atividades.  O e-mail do Prof. Luciano é prof.otahara@hotmail.com.  

1. Que função da linguagem predomina em cada item?

a) “Governo discute novas reformas no sistema previdenciário.”
b) “Contribuinte, não se esqueça do prazo de entrega da declaração.” 
c) “A ligação está péssima, você ouve bem o que eu  digo?
d) “Odeio aulas de física.” 
e) “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” 
f) “Estapafúrdio? Significa excêntrico, esquisito.” 

2. Encontre duas funções em cada item:

a) “O professor não veio hoje. Que bom!!” 
b) “Tome Melhoral: é melhor e não faz mal.”


3. Reconheça, nos textos a seguir, as funções da linguagem:

a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

b) O verbo infinitivo
     Ser criado, gerar-se, transformar
     O amor em carne e a carne em amor; nascer
     Respirar, e chorar, e adormecer
     E se nutrir para poder chorar
 
     Para poder nutrir-se; e despertar
     Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
     E começar a amar e então ouvir
     E então sorrir para poder chorar.
 
     E crescer, e saber, e ser, e haver
     E perder, e sofrer, e ter horror
     De ser e amar, e se sentir maldito
 
     E esquecer tudo ao vir um novo amor
     E viver esse amor até morrer
     E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
 
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

d) " - Que coisa, né?
       - É. Puxa vida!
       - Ora, droga!
       - Bolas!
       - Que troço!
       - Coisa de louco!
       - É!"
 
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
 
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

g) " - Que quer dizer pitosga?
       - Pitosga significa míope.
       - E o que é míope?
       - Míope é o que vê pouco."
 

4. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:  
 "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)


5. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
 
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

d) "Se um dia você for embora
      Ria se teu coração pedir
      Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

e) "Olá, como vai?
      Eu vou indo e você, tudo bem?
      Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
      Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
  



Texto para as questões 6 e 7.
Poética

Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.      

(Cassiano Ricardo)
 
6. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?   


7. Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.



8. Para entender a tira, é necessário dar-se conta de que a pergunta de Helga pode ter duas interpretações.
 




a)    No contexto, como deve ser interpretada a fala de Helga?
b)    Como Hagar interpretou a fala de Helga?
c)    Explique por que o comportamento linguístico de Hagar não corresponde ao de um falante comum.
d) Qual foi a função da linguagem utilizada nesta tirinha?


9. Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:


Diálogo descontraído

Duas turistas em Paris trocam idéias sobre generalidades da viagem:
    Você acredita que estou há três dias em Paris e ainda não consegui ir ao Louvre?
    Pois eu também. Deve ser a comida.

a)    Como a segunda interlocutora entendeu a fala da primeira?
b)    Qual a palavra que permitiu essa interpretação?



10. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes elementos da comunicação:
1. Ênfase no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.
2. Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.
3. Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
4. Ênfase  no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.
5.  Visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou extralinguístico.
6. Voltada para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.
( ) função metalinguística.
( ) função poética.
( ) função referencial.
( ) função fática.
( ) função conativa.
( ) função emotiva.
a) 1, 2, 4, 3, 6, 5.
b) 5, 2, 6, 4, 3, 1.
c) 5, 6, 2, 4, 3, 1.
d) 6, 5, 2, 4, 3, 1.
e) 3, 5, 2, 4, 6, 1.

Um comentário: