domingo, 13 de setembro de 2015

Exercício 2 - Teoria da Comunicação e As funções da linguagem

Governo do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)
Escola Estadual Zélia Costa de Almeida

Curso: Grupo de Estudos ZCA
Prof. Esp. Luciano Otahara Campos
Conteúdos: A teoria da comunicação e as funções da linguagem (exercícios em sala de aula)


Para quem não recebeu este exercício em sala, deverá fazer o seguinte: copiar do blog as atividades e colá-las no Word, respondê-las, salvá-las e enviar as mesmas por e-mail ao professor palestrante deste conteúdo, que neste caso é o Prof. Luciano. Logo, postar os seus comentários dentro do espaço destinado aos "comentários da atividade" postada no blog, identificando-se e dizendo o que achou das atividades.  O e-mail do Prof. Luciano é prof.otahara@hotmail.com.


1.      Marque a opção correspondente.

1 - Emissor                   5 - Canal
2 - Receptor                 6 - Código
3 - Mensagem
4 – Referente

(   ) Veículo através do qual a mensagem chega ao seu destino.
(   ) Objeto da comunicação; conteúdo transmitido.
(   ) A mensagem fala a seu respeito.
(   ) Conjunto de signos e suas regras de combinação.
(   ) Destinatário.
(   ) Sujeito encarregado de dar início a comunicação.

2.      Relacione as colunas e depois marque a alternativa correta.

  1. função expressiva
  2. função conativa
  3. função poética
  4. função referencial
  5. função fática
  6. função metalingüística

(   ) Traduz objetivamente a realidade. Expressa apenas uma informação, sem comentários nem julgamentos.

(   ) É aquela que traduz opiniões e emoções do emissor.

(   ) iniciar, prolongar ou encerrar o contato com o receptor é a sua finalidade.

(   ) É aquela que utiliza o código como assunto ou como explicação do próprio código.

(   ) Tem por objetivo influir no comportamento do receptor, por meio de um apelo ou ordem.

(   ) Enfatiza a elaboração da mensagem, de modo a ressaltar o seu significado.

3.      Leia os textos a seguir e identifique a função da linguagem predominante.

a.        Ossada misteriosa achada em Campos

Muitos curiosos foram ver em Campos, a ossada da cabeça de um animal de grande porte encontrada no fundo do mar, perto da cidade. Ninguém conseguiu identificar a ossada, sabendo-se apenas que era de um mamífero. os ossos da cabeça pesam 50 quilos.


b. Quadrada’ é uma gíria! Quer dizer que você é desatualizada! (...) Uma ‘por fora’ , sabe?


c. A descoberta de uma vacina contra a hepatite do tipo B pelo instituto Pasteur, da França, foi anunciada ontem pelo professor Jean Bernard.


d. Conheça Portugal viajando pela Condor. Voe com quem sempre soube voar.


e. Meu canto de morte
Guerreiro, ouvi
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi. (...)


f. ... um sujo de nuvem emporcalhou o luar em sua             nascença
(José C. de Carvalho)

4. Leia:



 A função da linguagem predominante no texto acima é: 

a)      emotiva
b)     fática
c)      apelativa
d)     referencial
e)      metalinguística

5. Leia:  

                          Café faz bem

“O café já foi considerado inimigo do coração, por culpa da cafeína. Mas uma pesquisa do médico Darcy Roberto Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vem reabilitar a fama do cafezinho. Por uma década, Darcy acompanhou 106.000 estudantes de 10 a 20 anos em seis Estados. E constatou que os jovens que tomavam café todos os dias apresentavam menor incidência de depressão e dependência química. (...)“

Maria Fernanda Vomero

A função da linguagem predominante no texto acima é: 

a) poética
b) fática
c) apelativa
d) referencial
e) metalinguística

6. Leia:

Orfandade

“Meu Deus, me dá cinco anos. Me dá um pé de fedegoso com formiga preta, me dá um Natal e sua véspera, o ressonar das pessoas no quartinho.
Me dá a negrinha Fia pra eu brincar, me dá uma noite pra eu dormir com minha mãe.

PRADO, Adélia. Poesia reunida, São Paulo: Scipione, 2001.

A função da linguagem predominante no texto acima é: 

a) poética
b) fática
c) apelativa
d) referencial
e) metalinguística

Leia o texto para as questões de 7 a 9.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
(...)
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão — esta pantera —
Foi tua companheira inseparável!


  1. Este excerto de Versos íntimos, de Augusto dos Anjos, fala diretamente com um interlocutor, abordando-o com tratamento em segunda pessoa, esclarecendo-lhe a natureza da Ingratidão, na primeira parte, e do beijo, na segunda. É correto dizer que abordagens em geral se desempenham pela:

a)      Fática                
b)     Apelativa                  
c)      Poética                   
d)     Metalinguística                
e)      N.D.A

  1. No poema, o modo como o poeta ordena ao seu interlocutor que acenda o cigarro encerra:

a) Fática                
b) Apelativa                  
c) Poética                
d) Metalinguística               

  1. Quanto aos esclarecimentos sobre a Ingratidão, sobre o beijo e sobre a mão que afaga temos:

a) Fática               
b) Apelativa                  
c) Poética                
d) Metalinguística              

  1. A função da linguagem que mais predomina na propaganda é:

a)      a apelativa ou conativa.
b)      a emotiva ou expressiva.
c)      a fática.
d)     a denotativa ou referencia.

e)      a metalinguística. 

2 comentários:

  1. Olá, as perguntas foram bem elaboradas fazendo com que possamos exercitar e compreender as funções da linguagem: referencial (ou denotativa), conotativa (ou apelativa), fática, emotiva (ou expressiva), poética e metalinguística.

    Atenciosamente
    Valquiria Valesca da Silva

    ResponderExcluir