sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Projeto "CONSTRUINDO NOVAS HISTÓRIAS" - Formação continuada para os profissionais de educação da E.E. Profª. Zélia Costa de Almeida

Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual Zélia Costa de Almeida – Cuiabá-MT
Formação continuada para os profissionais da educação da E.E. Profª Zélia Costa de Almeida

Construindo novas histórias:

1.     Apresentação

Este projeto é destinado aos profissionais da educação que desenvolvem atividades que estimulam a leitura e a produção textual em estudantes das séries finais do ensino fundamental e médio. Partiremos da utilização de conceitos e gêneros variados para que possamos refletir sobre as formas de utilização da língua e como as diversas formas de linguagem dialogam.  Um dos principais objetivos deste curso é fornecer subsídios para a melhor compreensão dos textos (observação dos processos estéticos etc.), especialmente os literários, pois acreditamos que a leitura da literatura é capaz de realizar mudanças notáveis, fazendo de nós sujeitos mais sensíveis, éticos e criativos. Esperamos que nosso trabalho possa contribuir para a instrumentalização desses profissionais que estão pensando e produzindo na escola.



2.     Objetivo geral 

Ampliar as reflexões sobre literatura, leitura e produção textual com a intenção de instrumentalizar os profissionais da educação para o trabalho com leitura e escrita de textos em sala de aula para os estudantes do ensino fundamental e médio. Habilitar o profissional da educação a orientar os seus alunos como redigir com maior clareza um bom texto.



2.1 Objetivos específicos 

Estudar comportamentos, procedimentos e propósitos leitores; 

* Compreender o que os alunos aprendem com a leitura em voz alta feita pelo professor; 
* Estudar a prática e a intenção dos momentos de leitura (o antes, o durante e o depois);
* Tornar a leitura de textos literários uma atividade permanente em toda a escola;
* Estimular a produção de textos verbais e não-verbais e híbridos;
* Socializar noções gerais da produção de um livro;
* Trabalhar noções gerais de produção e realização de sarais para divulgação e valorização das produções estudantis.



3.     Conteúdos 

* reforma ortográfica;
* homônimos e parônimos;
* gênero textual;
* vícios de linguagem;
* teoria da comunicação;
* funções da linguagem;
* coesão e coerência textuais;
* noções gerais de literatura;
* poema visual (Wlademir Dias-Pino);
* noções gerais de produção de um livro;



4.     Tempo estimado.

Sessenta e uma horas (61h), sendo 21h presenciais e 40h à distância. 



5.     Cronograma



Agosto

Setembro

Outubro

27 – Prof. Jair José

14 - Prof. Luciano

05 – Profª Andreza e
        Prof. Luciano

21 - Prof. Jair

19 – Profª Nelza

28 – Profª Andreza e
 prof. Luciano

26 – Profª Rute e
        encerramento



6.     Material necessário 

* Data show;
* Filmadora;
* Caixa de som;
* Cópias;
* Pincel para quadro branco e apagador;
* Lápis e Borracha;
* Papel couchê.



7. Metodologia

A metodologia a ser utilizada consistirá na realização de aulas presenciais expositivas, interativas e aulas virtuais. Além do estudo de bibliografias específicas da área de linguagem realizaremos dinâmicas que valorizam o lúdico no processo de ensino aprendizagem. E como espaço para a socialização das produções realizar-se-ão saraus de cunho pedagógico.



8. Avaliação 

Ao término de cada atividade programada, realizar-se-á uma avaliação presencial escrita (caso houver) que deverá ser entregue ao palestrante. Quanto à atividade à distância, deverá ser realizada da seguinte forma: copiar do blog as atividades e colá-las no Word, respondê-las, salvá-las e enviar as mesmas por e-mail ao professor palestrante daquele conteúdo. Logo, postar os comentários dentro do espaço destinado aos "comentários da atividade" postada no blog e identificando-se e dizendo o que achou das atividades.  



9. Contagem de horas para a certificação dos participantes e palestrantes

* Participantes – serão certificados de acordo com a quantidade de horas de participação;

* Palestrantes – serão certificados pelo tempo de preparação e apresentação. A cada 3 horas de apresentação e alimentação do blog (com atividades referentes ao conteúdo ministrado) serão certificados com 10 horas-extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário