Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual Zélia Costa de Almeida –
Cuiabá-MT
Formação continuada para os
profissionais da educação da E.E. Profª Zélia Costa de Almeida
Construindo novas
histórias:
1. Apresentação
Este projeto é destinado aos profissionais da educação que desenvolvem atividades que estimulam a leitura e a produção textual em estudantes das séries finais do ensino fundamental e médio. Partiremos da utilização de conceitos e gêneros variados para que possamos refletir sobre as formas de utilização da língua e como as diversas formas de linguagem dialogam. Um dos principais objetivos deste curso é fornecer subsídios para a melhor compreensão dos textos (observação dos processos estéticos etc.), especialmente os literários, pois acreditamos que a leitura da literatura é capaz de realizar mudanças notáveis, fazendo de nós sujeitos mais sensíveis, éticos e criativos. Esperamos que nosso trabalho possa contribuir para a instrumentalização desses profissionais que estão pensando e produzindo na escola.
2.
Objetivo geral
Ampliar as reflexões sobre literatura,
leitura e produção textual com a intenção de instrumentalizar os profissionais
da educação para o trabalho com leitura e escrita de textos em sala de aula
para os estudantes do ensino fundamental e médio. Habilitar o profissional da
educação a orientar os seus alunos como redigir com maior clareza um bom texto.
2.1 Objetivos específicos
Estudar comportamentos, procedimentos e propósitos leitores;
* Compreender o que os
alunos aprendem com a leitura em voz alta feita pelo professor;
* Estudar a prática e a
intenção dos momentos de leitura (o antes, o durante e o depois);
* Tornar a leitura de
textos literários uma atividade permanente em toda a escola;
* Estimular a produção
de textos verbais e não-verbais e híbridos;
* Socializar noções
gerais da produção de um livro;
* Trabalhar noções
gerais de produção e realização de sarais para divulgação e valorização das
produções estudantis.
3.
Conteúdos
* reforma ortográfica;
* homônimos e parônimos;
* gênero textual;
* vícios de linguagem;
* teoria da
comunicação;
* funções da linguagem;
* coesão e coerência
textuais;
* noções gerais de
literatura;
* poema visual
(Wlademir Dias-Pino);
* noções gerais de
produção de um livro;
4.
Tempo estimado.
Sessenta e uma horas (61h), sendo 21h presenciais e 40h à distância.
Sessenta e uma horas (61h), sendo 21h presenciais e 40h à distância.
5. Cronograma
Agosto
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Setembro
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Outubro
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27 – Prof. Jair José
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14 - Prof. Luciano
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05 –
Profª Andreza e
Prof. Luciano
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21 - Prof. Jair
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19 –
Profª Nelza
|
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28 – Profª Andreza e
prof. Luciano |
26 –
Profª Rute e
encerramento
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6. Material necessário
* Data show;
* Filmadora;
* Caixa de som;
* Cópias;
* Pincel para quadro
branco e apagador;
* Lápis e Borracha;
* Papel couchê.
7. Metodologia
A metodologia a ser utilizada
consistirá na realização de aulas presenciais expositivas, interativas e aulas
virtuais. Além do estudo de bibliografias específicas da área de linguagem
realizaremos dinâmicas que valorizam o lúdico no processo de ensino
aprendizagem. E como espaço para a socialização das produções realizar-se-ão
saraus de cunho pedagógico.
8. Avaliação
Ao término de cada atividade programada,
realizar-se-á uma avaliação presencial escrita (caso houver) que deverá ser entregue
ao palestrante. Quanto à atividade à distância, deverá ser realizada da
seguinte forma: copiar do blog as
atividades e colá-las no Word, respondê-las, salvá-las e enviar as mesmas por e-mail ao professor palestrante daquele
conteúdo. Logo, postar os comentários dentro do espaço destinado aos "comentários da atividade" postada no blog e identificando-se e dizendo o que achou das atividades.
9. Contagem de horas para a certificação dos participantes e palestrantes
* Participantes – serão certificados de
acordo com a quantidade de horas de participação;
* Palestrantes – serão certificados pelo tempo de preparação e apresentação. A cada 3
horas de apresentação e alimentação do blog
(com atividades referentes ao conteúdo ministrado) serão certificados com 10
horas-extras.
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